Você já refletiu ou se questionou sobre a importância do Autoconhecimento Profissional?

A vida adulta e a correria do dia a dia facilitam nosso estado de piloto automático e em meio a tantas responsabilidades acabamos não observando ou até percebendo se estamos tão satisfeitos assim com nossa vida profissional.

Dedique esse momento para se questionar se você está fazendo algo que gosta, que te dá prazer. E até se poderia fazer alguma coisa para melhorar.

Descobrir quem somos profissionalmente pode nos libertar de frustrações, já que nos permite seguirmos por um novo caminho que nos faça feliz de fato.

O autoconhecimento profissional consiste na conscientização de suas habilidades. Dos seus pontos fortes e fracos relacionados às suas competências profissionais.

Conhecer o seu potencial proporciona uma melhor adequação de sua colocação no mercado, permitindo que você busque com mais clareza o seu lugar, realizando aquilo que você faz melhor. Ou até se aventurar no empreendedorismo.

Empreender é exatamente usar as suas forças e seus dons para resolver problemas. Em outras palavras, é usar sua capacidade para, de alguma forma, ajudar a transformar o mundo.

O autoconhecimento profissional é fundamental para quem deseja ter mais felicidade, realização e sucesso na carreira. É um processo de autodesenvolvimento, descoberta de virtudes e potenciais.

No âmbito do empreendedorismo a capacidade de se dedicar, se desdobrar e se adaptar a todas as adversidades que aparecer é ainda mais exigida. E para isso o autoconhecimento é extremamente necessário para entender quais são seus limites, saber seu propósito, trabalhar a auto motivação e também comemorar suas vitórias diárias.

Você precisa se ouvir

No fundo nós até sabemos quais são nossos talentos, nosso propósito, o que e como gostamos de fazer. Mas por algum motivo, na nossa juventude quando escolhemos uma carreira, tentamos nos encaixar em um lugar que não é necessariamente nosso. Acreditando que esse lugar é o ‘único-caminho-plausível’ para pagar as contas.

Entender as nossas próprias fraquezas nos permite sermos mais ponderados e cuidadosos nesses pontos, lançando mão de ajuda externa. Nos conscientizar sobre quem somos é libertador porque nos livra de passarmos uma vida exigindo de nós mesmos o que não podemos dar e nos direciona para focar naquilo que realmente somos bons. 

Dedique-se a se conhecer. Muitas portas internas e externas se abrirão para você. Todas as experiências são válidas para o autoconhecimento.

Você também pode gostar: