O foco é a nossa capacidade de manter a atenção em algo, e, para isso, abstrair-se das distrações e exercitar o nosso autocontrole. É habilidade fundamental para o sucesso pessoal e profissional. Quanto mais foco no trabalho, mais produtividade.

Manter a atenção 100% do tempo em algo tende a ser muito difícil quando não há organização e gerenciamento. Portanto, é possível adotar métodos que nos ajudam a estimular essa capacidade de manter o foco no trabalho. Alguns dos mais famosos são:

Método Pomodoro 

A técnica Pomodoro consiste na divisão das tarefas em intervalos de tempo de 25 minutos. Primeiramente anote todas as suas demandas diárias em uma lista, depois comece a realizá-las e pare por 5 minutos após cada ciclo de 25. Esse momento de descanso serve para checar o celular ou beber água, por exemplo.

A cada 4 ciclos, faça uma pausa maior de 15 a 30 minutos para descansar, caminhar ou comer alguma coisa. A ideia é que você faça suas atividades com foco total durante os 25 minutos, e somente descanse nos intervalos de tempo. 

Método GTD (Get Things Done)

A expressão do inglês significa “finalizar as coisas”. O método GTD é dividido em 5 passos: 

Listar: Externar todas as ideias e demandas a serem cumpridas. Não guarde somente na sua cabeça. Anote em um papel ou onde for mais confortável para você.

Esclarecer: Consiste em fazer uma análise atenta de tudo que foi externado no primeiro passo, assim, decida os itens que vão precisar de uma ação e pontue-os. 

Organizar: Mantenha seu local de trabalho arrumado, com sua lista de tarefas acessível. Dessa forma você poderá consultá-las sempre que necessário.

Refletir: Deve-se conferir se o sistema criado para o dia faz sentido e ter certeza que nada será perdido de vista. 

Engajar: É a execução das tarefas que você organizou com total dedicação e foco. É educar o seu cérebro para entender que aquilo que você está fazendo, naquele momento, é a atividade mais importante que deve ser feita por você. Dedique sua atenção total pois você já organizou o seu dia e sabe que não há nada externo mais importante. 

Método Don’t Break The Chain 

Don’t Break The Chain, significa “não quebre a corrente”. O método funciona como motivação de manter-se dedicado todos os dias e trabalhar a sensação de dever cumprido.

A proposta é organizar todas as tarefas diárias, e ao final do dia marcar em um calendário com um “X” nos dias em que tudo for cumprido. 

Ao longo dos dias os “Xs” vão se juntando e formando o desenho de uma corrente no calendário. Ao não realizar todas as tarefas a corrente é quebrada, portanto, não quebre a corrente!

Método G.R.O.W.

Outra ferramenta é a G.R.O.W. (Goal (Meta), Reality (Realidade), Option (Opção) e What ou Will (Execução)). Nesse método é trabalhado o propósito das tarefas.

Goal ou Meta: “O que você quer?”. Uma pergunta simples, mas poderosa. Liste tudo o que deseja, seja curto, médio ou longo prazo.

Perceba que, apenas por definir seus objetivos, o seu corpo começa a ficar diferente só de entender onde quer chegar.

Reality ou Realidade: Encaixe seu objetivo na sua realidade. Estipule quanto tempo você pode e quer se dedicar para cada objetivo. Liste também tudo o que precisa fazer para conquistar a meta.

Option ou Opções: Perceba o que você já faz e o que pode fazer diferente. E também que existem várias formas de chegar neste objetivo com plenitude e tranquilidade.

What, Will ou Execução: Nessa fase você já sabe o que, como e quando fazer. E se caso não obtenha o resultado desejado, este será apenas um indicador, sinalizando que você precisa usar outra estratégia para estar mais próximo de seu objetivo final.

GROW, no fim das contas, significa “crescer”, então é um processo de construção assim como os outros métodos apresentados.

Em conclusão, ter foco no trabalho é construir motivação para manter-se em suas tarefas. É edificar seu controle mental. Mas sabemos que existem também fatores externos que possam estar te atrapalhando. E para isso, conte com um Arcanjoterapeuta para desbloquear seu crescimento.

Você também pode gostar: