O mundo está mudando e é certo que teremos algumas grandes revoluções industriais e tecnológicas nos próximos anos. A consciência e ética da humanidade está mudando. 

Ética

A Ética trata do que é correto e é “estabelecido” por convenção de acordo com cada sociedade, pois o que é certo em algumas sociedades pode ser errado em outras.

Em outras palavras, ética diz respeito a códigos de conduta, de princípios, costumes, hábitos e valores que norteiam o comportamento de um grupo. É escolher viver de acordo com a convenção social do que é a melhor forma de agir, conviver e ser. 

A reflexão é, a ética atual é suficiente para melhorar nossas relações interpessoais e com o planeta? Ou podemos realmente refazer essa constatação da boa conduta?

A ética é essa complexa construção do que é um comportamento ideal, agradável e aceitável da humanidade. Será que a forma que estamos vivendo é realmente ideal, agradável e aceitável num nível global?

O que estamos vivendo nesse período, com uma doença desconhecida que assola o mundo, talvez fique cada vez mais frequente daqui pra frente. Do mesmo modo a natureza está mudando e sofrendo também questões climáticas com aquecimento global, desmatamentos, excesso de consumo. 

Tudo isso mostra a necessidade de uma mudança e ela já é percebida em pequenas coisas. É evidente que o distanciamento social afetou psicológica e materialmente o comportamento dos jovens consumidores mundo afora. Em 2020, jovens do mundo inteiro perderam oportunidades e marcos comuns da vida e até relações importantes para a formação de suas identidades e caráter.

Mudança Moral

O caráter pode ser identificado como moral, que remete ao âmago do agir e da intenção. A moral é autônoma pois é imposta apenas pela consciência ao homem. É unilateral por dizer respeito apenas ao indivíduo. E é também incoercível pois o dever moral não é exigível por ninguém, reduzindo-se a dever de consciência. Podemos dizer então que a conduta individual (moral) se passa a um valor social (ética).

Em outras palavras, a percepção moral da nova geração está transformando a ética planetária. E por isso, novos movimentos, comunidades e marcas criaram espaço para crescer. 

Olhando a frente, na “era pós-pandemia”, o jovem irá “correr atrás do prejuízo”, buscando mais experiências sensoriais, tentando recompensar o tempo perdido. Os jovens renovaram a apreciação da presença dos amigos e família e carregarão essa necessidade de conexão como característica de suas personalidades.

Transformações

A cultura jovem será marcada pelo envolvimento autêntico da comunidade, experimentação criativa e meios alternativos de instrução. Mais curiosos e inclusivos, os jovens buscarão uma cultura mais globalizada, com uma abordagem focada na justiça social e ambiental.

Redirecionarão seu consumo para bens reutilizáveis e, consequentemente, sustentáveis. O consumo desenfreado e de desperdícios das fast fashions dará espaço para a busca por roupas mais sustentáveis, alimentação mais saudável e natural, e a crescente procura pela espiritualidade de forma a conhecer e reconhecer o divino em nós e na natureza. 

A forma como a sociedade consome já está em transformação pois até as marcas constroem seus produtos visando de fato mudanças e alterações nos eixos em que a humanidade caminha. 

Buscamos fincar na Terra uma construção nossa e essa construção sintetiza o que somos e o que acreditamos. A falsidade egocêntrica, do parecer, o jogo do ego, de quem tem mais, quem é mais está em decadência. 

As pessoas não estão mais buscando isso pois estão a cada dia mais conscientes de que essa corrente só nos faz adoecer, ficarmos mais ansiosos, depressivos, deprimidos e desconfortáveis com nossos corpos, casas e realidades. 

A sabedoria do saber, do conhecer e do autoconhecimento é que é verdadeiramente o propósito da vida. Portanto procure refletir sobre essas questões e busque alinhar o que sente com esse caminhar da humanidade. Conte sempre com a Arcanjoterapia para ajustar seu corpo, mente e alma.

Você também pode gostar: