A fênix é um pássaro da mitologia grega que, segundo seu mito, quando morria entrava em autocombustão e renascia de suas próprias cinzas. 

Os escritores gregos não tinham um consenso de quantos anos uma fênix teria de vida e juntamente com sua capacidade de renascimento, atribui-se a ela o poder de imortalidade e renascimento, principalmente espiritual.

Além da sua capacidade de renascimento e imortalidade, a fênix também é reconhecida pela sua força e beleza extraordinárias.

A crença da ave lendária que renasce das próprias cinzas existiu em vários povos da Antiguidade como gregos, egípcios e chineses. Em todas as mitologias o significado é preservado: perpetuação, ressurreição e esperança sem fim.

Na China a fênix carrega também significado de felicidade, virtude, força, liberdade e inteligência. 

Em outras palavras, a fênix é uma ave mitológica que representa os ciclos da vida, as diversas mortes e recomeços que temos que passar. E a esperança de um futuro melhor que somos capazes de construir. 

Simboliza o eterno recomeçar, porém sem perder sua essência, sua forma e sua majestade.

Fênix na prática

E a reflexão que trazemos desse mito é sobre a nossa necessidade de nos libertarmos do velho para renascer. Em nossas vidas, passamos por etapas e processos que exigem de nós um renascimento. Nos desprendermos de situações, pensamentos e hábitos que nos seguram, nos atrasam e nos paralisam.

Como um relacionamento que termina, a rescisão de um emprego, mudança de casa, de cidade… É uma mudança significativa que pede uma renovação e revisita aos nossos valores, princípios e motivações. Mudanças que nos conduzem a um contato com nossa essência.

Um fato que precisamos nos superar e dar a volta por cima frente às adversidades da vida. E tem algo mais desafiador do que renascer? Abrir mão da nossa percepção de conforto e nos colocar em movimento?

Sabemos que em muitos desses momentos, que precisamos reunir forças para renascer, precisamos também contar com ajuda externa. Esse mês, a Arcanjoterapia fará uma Vivência com Propósito para auxiliá-los nesse momento de renascimento. Clique aqui e entre em contato para saber datas e outras informações.

A morte do velho é necessária, e como uma fênix você renascerá e brilhará ainda mais.

Você também pode gostar: