O planeta Terra possui um satélite natural, a Lua. Apesar de, aos nossos olhos, ser o segundo corpo mais brilhante no céu, a Lua não possui brilho próprio. Ela é iluminada pela luz do Sol.

Ciclos

Com o seu deslocamento em torno da Terra, a incidência da luz solar em sua face é diferente. Essa diferença na iluminação ocasiona no que chamamos de quatro fases do ciclo lunar. 

Cada fase lunar tem duração de aproximadamente sete dias. Essa transição entre fases era utilizada para contagem do tempo na Antiguidade, de forma que muitos calendários foram criados tendo como base o ciclo lunar.

A fase lunar representa o quanto dessa face iluminada pelo Sol está voltada também para a Terra. A Lua pode ser classificada em cheia, minguante, nova ou crescente, e essa fase é diferente de acordo com o observador.

Influência

A influência da Lua e as características de cada uma de suas fases eram grandes indicadores para as civilizações antigas.

A atração gravitacional da Lua é o motivo dominante de termos marés na Terra. Como sua distância em relação a Terra também muda, ao se movimentar ela passa a influenciar também a movimentação das águas. Em outras palavras, a Terra girando sob a Lua uma vez por dia e ela orbitando ao redor da Terra uma vez por mês são as grandes razões pelas quais o oceano está constantemente balançando.

Sabemos também que ela indica quando plantar e colher determinados alimentos. E indica em especial as fases cíclicas/biológicas da mulher, fala até sobre o melhor momento para engravidarmos e parirmos.

As mulheres tinham seu ciclo menstrual e fases dele absolutamente influenciados pela energia lunar. Menstruavam na lua nova, marcando assim um novo ciclo se abrindo em todos os sentidos.

Emocional

Também influência da Lua nas águas, ela é reconhecida por trabalhar nossas emoções e nossos lados internos.

Logo, com um pouco desses conhecimentos e autoconhecimento, podemos resgatar essa conexão com a Lua e usufruir das potencialidades de cada uma de nossas fases.

Compreender que somos como a Lua, que temos fases, e entendermos as características físicas e comportamentais dessas etapas, é muito poderoso. Em outras palavras, é basicamente termos um mapa dos nossos comportamentos que nos dá direções para desfrutarmos da vida com mais harmonia.

Portanto, reconhecer essa força natural que nos rege é o início da maior revolução que podemos viver internamente. Busque se entender e observar seus momentos com acolhimento. Somos mutáveis e devemos esse carinho a nós mesmos.

Você também pode gostar: